Cariri Como Eu Vejo

Dr. Diego Santos, da Pronutrir Cariri, fala sobre a vacina que previne câncer de colo de útero

O Brasil dá um grande passo na luta contra o câncer com a introdução da vacinação com dose única contra o HPV para crianças e jovens de 9 a 14 anos, incluindo aqueles até 19 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal. Essa inovadora estratégia, detalhada pelo Dr. Diego Santos e anunciada no dia 1º de abril, mira diretamente na redução da incidência de câncer de colo de útero, além de outros tipos de câncer relacionados ao vírus.

De acordo com Dr. Diego, essa simplificação do esquema vacinal para uma única dose amplia significativamente o acesso à prevenção. “Estamos diante de uma oportunidade única de proteger nossos jovens de uma gama de cânceres causados pelo subtipos oncogênicos do HPV”, afirma o cirurgião.

Essa medida é respaldada por estudos recentes (the KEN SHE Study; e, Durability of single-dose HPV vaccination in young Kenyan women: randomized controlled trial 3-year results) que confirmam a eficácia da vacina nonavalente, capaz de combater os tipos mais perigosos e oncogênicos do vírus, mesmo em dose única. O especialista explica que a decisão de migrar para uma única dose não apenas facilita a logística de vacinação, mas promete elevar drasticamente as taxas de cobertura vacinal. “É um marco na saúde pública”, comemora Dr. Diego.

“Ao tornar a vacinação mais acessível, esperamos ver uma redução significativa nos casos de câncer de colo de útero, que é altamente prevalente e uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil”, relata.

Dr. Diego Santos afirma que é através da conscientização e de campanhas educativas que a população será informada sobre a importância da vacinação precoce. “Com a colaboração de todos, podemos erradicar os cânceres causados pelo HPV e salvar inúmeras vidas”, destaca.

Assessoria ComMonike

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading