A data busca aumentar a conscientização sobre esta condição de pele.
No dia 25 de junho é celebrado o Dia Mundial do Vitiligo, uma data que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre esta condição de pele, caracterizada pela perda de coloração. Dra. Ana Maria Carreño, médica dermatologista do ICMED Cariri e especialista no tratamento do vitiligo, explica que as lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos, as células responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele.
De acordo com o Ministério da Saúde, as causas do vitiligo ainda não estão claramente estabelecidas. No entanto, acredita-se que alterações ou traumas emocionais possam estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença. “É importante estar atento aos primeiros sinais e procurar ajuda especializada para iniciar o tratamento o quanto antes”, aconselha Dra. Ana Maria.
No ICMED Cariri, são oferecidos tratamentos avançados para o vitiligo, incluindo o procedimento cirúrgico de transplante de melanócitos. Esta técnica inovadora, realizada pela Dra. Ana Maria, ajuda a repigmentar áreas afetadas pela doença. A médica é a primeira na região do Cariri a oferecer esse serviço, tornando-se uma referência no tratamento do vitiligo.
Além do transplante de melanócitos, Dra. Ana Maria também utiliza a Fototerapia UVB Narrow Band em seus pacientes. “Esse tratamento busca estacionar a progressão do vitiligo e promove a repigmentação da pele através da exposição das áreas afetadas à radiação ultravioleta B de faixa estreita”, explica a especialista.
Mais informações,
Assessoria de Imprensa ComMonike
Foto: Jonatan Augusto