Cariri Como Eu Vejo

Detran-CE recolhe mais de 100 animais abandonados às margens das CEs durante a Semana Santa

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) registrou o recolhimento de 105 animais, que se encontravam em situação de abandono, às margens das rodovias estaduais (CEs), durante o período da Semana Santa, entre os dias 27 e 31 de março. O trabalho tem o objetivo de se evitar sinistros nas estradas e preservar vidas, dos condutores e dos próprios animais.

Foram apreendidos, ao todo, animais de cinco espécies diferentes, entre asininos (34), caprinos (31), equinos (19), bovinos (17) e muares (4), que foram encaminhados a pontos de apoio nas sedes regionais do Detran-CE, onde permanecem em currais e recebem os cuidados necessários e alimentação. Os tutores ou responsáveis, devidamente identificados, têm até sete dias para se apresentarem (a contar da data da apreensão) e realizarem a devida retirada dos animais.

Caso a retirada não aconteça no prazo determinado, mediante pagamento de multa e estadia do animal, estes são encaminhados a Fazenda do órgão estadual de trânsito, localizada no município de Santa Quitéria, a 226 km de Fortaleza, onde são pesados, vacinados e seguem sendo criados com a devida estrutura.

O Detran-CE reforça a condutores e pedestres que, é importante e necessário denunciar animais soltos às margens das CEs, através do número (85) 3101-4782 ou pelo 190, que a Polícia Militar do Ceará fará contato com o Detran para o devido recolhimento. O trabalho de apreensão de animais é feito por equipes especializadas, que percorrem até 450 km por dia, e utilizam 14 caminhões de transporte, além dos equipamentos especiais e necessários para a execução do procedimento, com segurança.

Doações

Os animais apropriados para o consumo humano, que não são resgatados pelos respectivos donos, como bovinos e caprinos, são doados a instituições filantrópicas que assistem pessoas, hospitais públicos ou escolas públicas, conforme a Lei Estadual n° 13.045/2000. Instituições interessadas devem encaminhar a solicitação por escrito à Superintendência do Detran-CE, além da documentação para cadastro e análise dos requisitos necessários para participar do projeto.

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading