Cariri Como Eu Vejo

Defesa Civil do Ceará divulga balanço da Operação Carnaval 2024

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), apresenta o balanço final das ações realizadas durante o carnaval. Neste período, foram feitos acompanhamentos de ocorrências envolvendo riscos de inundações, desabamentos, quedas de árvores e falta de energia. Outra ação destaque foram as 200 blitz educativas que repassaram orientações aos motoristas para assegurar uma condução consciente durante o período de carnaval.

Também foram realizadas avaliações do impacto das chuvas em comunidades e ajuda humanitária prestada com auxílio da Secretaria de Proteção Social e Secretaria das Relações Comunitárias. Além de dar apoio aos programas Ceará Sem Fome, Mais Infância e Mais Nutrição, onde foram entregues 525 cestas básicas, 1.152m² de lonas e 40 redes  para a população.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil do Ceará, o tenente-coronel BM Haroldo Gondim, durante o carnaval, foram enfrentadas adversidades climáticas que reforçaram a importância de ter uma equipe preparada. “Sob o lema ‘Defesa Civil somos todos nós’, iniciamos com blitz educativas, e rapidamente adaptamos nossas ações para responder às necessidades trazidas pelas fortes chuvas do fim de semana. Essa experiência reforçou a colaboração com municípios e parceiros, mostrando que estamos aprendendo a lidar com esses desafios de maneira eficaz. Agradeço a todos que se juntaram a nós nessa jornada, contribuindo para que pudéssemos superar as adversidades e seguir em frente, fortalecidos pela nossa união e capacidade de adaptação.”

Equipes da Defesa Civil também auxiliaram na desobstrução do Riacho Maranguapinho, no município de Caucaia. No local, a atuação focou na prevenção de alagamentos e proteção da população local. A Cedec também acompanhou a situação de residências em risco de colapso que envolveu 10 famílias na Capital. Além de casos no interior do Estado, tanto em residências como em estruturas públicas.

 Com informações da Ascom do CBMCE.

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading