Cariri Como Eu Vejo

Corpo de Bombeiros resgata 978 animais no mês de fevereiro em 2024

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, no mês de fevereiro de 2024, 978 animais em situação de risco no Ceará. O número representa um aumento de 11,39%, quando comparado ao mesmo período de 2023, quando foram salvos 878 animais. No mês de janeiro de 2024, os bombeiros militares resgataram 886 animais.

Entre as espécies mais resgatadas pelos bombeiros militares estão, em primeiro lugar, as serpentes, com 653 resgates; em segundo lugar, estão os felinos, com 126 resgates; em terceiro lugar aparecem os cassacos, com 65 resgates. Também constam do balanço: cães, aves, gambás, iguanas, entre outros animais, ao todo somam-se, 978 animais, no mês de fevereiro de 2024.

Jiboias

O animal mais resgatado no mês de fevereiro foram as serpentes, com 653 resgates. Destaque para as cobras jiboias, como o caso do final de semana chuvoso, no feriado de carnaval. Entre os dias 10 e 11 de fevereiro, os bombeiros resgataram nove jiboias no Estado. Na época das chuvas, a quantidade de animais silvestres que saem de seu habitat natural e surgem em residências, aumenta.

Em segundo maior número de resgates aparecem os felinos, com 126 casos. No dia 14 de fevereiro, uma equipe do Corpo de Bombeiros resgatou um gato que estava preso em uma cacimba de oito metros de profundidade, no município de Caucaia (AIS 11). O animal havia caído no reservatório da residência de seu tutor. A equipe usou um gancho para puxar o gato, chamado Lufe. Após o resgate, o animal foi devolvido para o seu proprietário.

Em terceiro lugar, ficaram os cassacos, com 65 resgates no mês de fevereiro. No dia 28 de fevereiro, os bombeiros resgataram um filhote de um cassaco, que foi encontrado dentro de uma residência, no bairro Conjunto Ceará (AIS 2). O animal foi resgatado e solto em seu habitat natural.

Resgates inusitados

No mês de fevereiro, o Corpo de Bombeiros também fez resgates menos comuns, como de uma vaca que estava em um telhado, no município de Baturité (AIS 15). A vaca caiu no telhado de uma fábrica, localizada próximo a um morro onde alguns animais costumam passar. Para o resgate, a equipe utilizou um sistema de redução de esforço 4×1 com cordas e mosquetões, que ancoraram o animal. Em seguida, os bombeiros começaram a cortar as ripas e caibros do telhado para liberar a descida da vaca de forma controlada. Apesar do susto, o animal não sofreu nenhum ferimento e foi entregue ao dono.

Já no dia 26 de fevereiro, os bombeiros resgataram um jacaré do tipo jacaretinga, também conhecido como jacaré-de-óculos, que foi encontrado dentro de um condomínio, no município de Caucaia (AIS 11). Para resgatar o animal com segurança, os bombeiros utilizaram uma corda para laçá-lo. O jacaré foi resgatado ileso e solto em uma lagoa ideal para sua espécie, longe de um ambiente urbano.

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading