Cariri Como Eu Vejo

Complexo Ambiental Mirante do Caldas mescla arte, cultura e educação ambiental na programação de setembro

O Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza no mês de setembro, uma programação variada e com diversas atividades envolvendo palestras ambientais, apresentações artísticas, eventos esportivos, ações formativas e o projeto Mirante Itinerante.

Os ciclos de palestras ambientais trarão as seguintes temáticas: dia 06, das 13h às 17h, no CENTEC de Barbalha, “Gestão integrada dos recursos naturais – conservação de solo e água e os processos de restauração florestal socioprodutiva”, ministrada pelo biólogo Magno Antônio e pelo engenheiro agrônomo Josué Dantas; no dia 18, das 13h às 17h, no Centro de Interpretação, “Como enfrentar as crises ecológicas da atualidade”, ministrada pelo professor Rárisson Sampaio; já no dia 20, serão dois temas, das 8h30 às12h30, “A importância da fauna para o equilíbrio ecológico”, com o sargento Otoniel Moreira; e das 13h às 17h, “A importância da permacultura para o equilíbrio ambiental”, com a palestrante Brisa Cabral. E para fechar, dia 27, das 9h às 13h, “Ecossistema de inovação social do Cariri: potenciais turísticos de integração”, com a professora Lívia Nogueira.

Para os amantes de cinema, o Mirante Itinerante estará na segunda, 09, às 9h30, no auditório Bárbara de Alencar, na UFCA, com palestra e a exibição do documentário “Suíte do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”, dos artistas Pingo de Fortaleza e Rosemberg Cariry. E a Feira Mirarte estará nos dias 13 e 14, das 8h às 15h, no Balneário do Caldas; e no dia 21, na Praça Maria do Rosário, na Vila do Caldas, das 18h às 21h.

A ação formativa desse mês será voltada para o projeto do Borboletário, a ser realizada no dia 13, das 13h às 17h, no Centro de Interpretação, com a temática “Paleontologia da Bacia do Araripe”, e ministrada pela professora e Dra. Edenilce Peixoto. E para aqueles adeptos da prática esportiva da corrida, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas será palco do aniversário de dez anos do CORCHA, grupo reconhecido por promover a prática esportiva, a preservação ambiental e o desenvolvimento regional sustentável, que acontecerá dia 15, das 6h às 10h, na Estação Cruzeiro do Caldas.

Na parte cultural, quem visitar o equipamento no dia 15, a partir das 16h, poderão aproveitar o Programa Arte na Chapada DUO, com show dos artistas Thomás Ravelly no trombone, e Wesley Santana no teclado. O momento acontece no Cruzeiro Mirante do Caldas, com um lindo pôr do sol.

E encerrando as atividades, será realizado, no dia 21, a partir das 19h30, na Praça Maria do Rosário, show do artista André Macambira, que traz um repertório que mescla músicas autorais de alguns momentos da carreira, músicas inéditas nunca gravadas em álbuns, e releituras de alguns clássicos da música nordestina e brasileira.

O Complexo Ambiental Mirante do Caldas disponibiliza também as visitas guiadas. Onde instituições, entidades e pessoas interessadas podem realizar o agendamento por meio de link presente na bio do perfil do equipamento nas redes sociais.

Compartilhe: