CNU 2025: Mais de 3 mil vagas serão oferecidas em órgãos e institutos federais

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2025, apelidado de “Enem dos concursos”, vai ofertar 3.352 vagas em 35 órgãos e institutos federais, segundo anúncio da ministra da Gestão, Esther Dweck, feito nesta segunda-feira (28). A proposta é centralizar os certames em um único processo seletivo, agilizando contratações e promovendo mais equidade entre os candidatos.

Assim como na edição anterior, os inscritos poderão escolher múltiplos cargos em diferentes órgãos, desde que dentro do mesmo bloco temático — são nove blocos previstos para esta edição, com os detalhes ainda a serem divulgados. Os candidatos devem ranquear as preferências de cargos no momento da inscrição.

Do total de vagas, 2.844 são destinadas a candidatos com nível superior e 508 para nível médio. Além disso, 2.180 oportunidades são para contratação imediata, enquanto as demais 1.172 formarão cadastro reserva.

A nova edição do CNU reforça o compromisso do governo federal com a modernização do serviço público e a ampliação do acesso às carreiras estatais.

Compartilhe: