Cariri Como Eu Vejo

Centro de Zoonoses de Juazeiro lança programa de busca ativa para leishmaniose

Centro de controle de zoonoses de Juazeiro do norte
O Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte – CCZ iniciou nesta quarta-feira, 13 de março de 2024, o ‘Programa busca ativa por Leishmaniose’. A ação tem o objetivo de promover a redução dos casos da doença nos animais residentes de repartições públicas. A equipe de veterinários estreou sua atuação com realização de triagem, testagem e vacinação antirrábica, nos arredores da Rodoviária Municipal. O programa será realizado durante todo o ano em outros pontos da cidade.
Com foco em atingir os cães residentes de espaços públicos, como praças e mercados, o programa é desenvolvido em duas partes. A primeira consiste na triagem do local, para identificar quantos animais são daquela região. A segunda é a ida da equipe para realização dos testes e vacinação. Segundo Jucimara Guedes, coordenadora do CCZ, com apoio do Castramóvel, o programa também pretende diminuir os índices de reprodução. “É importante ressaltar que animais sendo negativos, serão encaminhados ao programa de castração pelo Setor de bem-estar animal, assim estaremos diminuindo os índices de reprodução e abandono”, explica.
Conhecida popularmente como calazar, a leishmaniose é uma infecção parasitária que pode ser transmitida para seres humanos. Apesar de ser silenciosa no início, a doença tende a evoluir para quadros mais graves, podendo, inclusive, levar o paciente à morte. A busca ativa, destinada exclusivamente aos cães de rua, é uma das medidas para ampliar a saúde dos animais e da população.

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading