Ceará fortalece Rota do Turismo Religioso e amplia calendário de festas tradicionais

Rota do Turismo Religioso já conta com 21 atrativos no Ceará e deve crescer com novos projetos de lei apresentados na Alece em 2025.

Conhecido por sua forte tradição religiosa e pelo potencial turístico, o Ceará uniu essas duas vocações na Rota do Turismo Religioso, criada pela Lei nº 18.085/2022. O objetivo é valorizar e fortalecer pontos culturais e de fé em todo o estado. Atualmente, a rota possui 21 atrativos, número que deve aumentar em breve com novos projetos em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Entre as propostas, o deputado Simão Pedro (PSD) apresentou dois projetos: um para incluir a região de Solonópole e outro para inserir a Estátua de Nossa Senhora de Fátima, em Guaramiranga. O Calendário Oficial de Eventos do Ceará também tem recebido novos acréscimos. Em junho, foi aprovada a Lei nº 19.310/2025, do deputado Guilherme Landim (PSB), que inclui os festejos de Nossa Senhora da Saúde, em Penaforte.

Outras propostas estão em análise, como as do deputado Lucinildo Frota (PDT), que buscam reconhecer as festas religiosas das comunidades do Jereissati, em Maracanaú, e do Conjunto Ceará, em Fortaleza. Também tramita projeto do deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos) para cooperação entre igrejas e forças de segurança no combate à criminalidade, além de iniciativas de parlamentares como Agenor Neto (MDB), Alcides Fernandes (PL) e o próprio Simão Pedro para valorizar tradições religiosas, culturais e turísticas em várias regiões do estado.

Compartilhe: