O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) informou, nesta segunda-feira (02), que deixará de exigir a baliza durante o exame para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida atende às mudanças do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, divulgado ontem pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Em nota, o órgão estadual explicou que o Manual foi desenvolvido com o propósito de estabelecer diretrizes nacionais claras, uniformes e aplicáveis à realização do exame prático de direção veicular em todo o território nacional “assegurando rigor técnico, justiça, previsibilidade e segurança jurídica, independentemente da unidade da Federação em que o exame seja realizado”, detalha.
Com essa padronização, estabeleceu-se a retirada da etapa da baliza da prova prática, como já vem acontecendo em pelo menos 11 estados do país.
Para adaptar as novas regras e diretrizes aos exames práticos, o Detran-CE constituiu comissão interna que iniciará a implementação das mudanças neste mês de fevereiro.
A mudança, segundo a Senatran, foi tomada após ter sido identificado que condutas graves tinham o mesmo peso que falhas menores, como a baliza, que estabelece a manobra em determinado tempo e o contato mínimo com objetos.
O teste, na avaliação o órgão nacional, contribuiu para “elevar artificialmente os índices de reprovação, sem correspondente ganho em segurança viária”, explicou em nota.
O secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, acredita que o teste de baliza deixa de ser sobre uma manobra específica, se integra ao exame único e passa a observar o condutor em situação real de tráfego.
“A avaliação passa a medir a direção responsável em ambiente real, e não a repetição de um ritual que pouco diz sobre segurança viária”, enxerga.
Com informações do Opinião CE
