Ceará Anuncia Novas Medidas de Combate à Violência Contra as Mulheres

Nesta segunda-feira (26), o governador Elmano de Freitas, ao lado da vice-governadora Jade Romero, revelou importantes ações de combate à violência contra as mulheres no Ceará, dentro da campanha do Agosto Lilás. As medidas incluem a assinatura da Carta de Compromisso – Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero, ao lado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; a criação do Prêmio Maria da Penha para Educação em Direitos Humanos, em parceria com o ministro da Educação, Camilo Santana; e a criação do Núcleo Especializado de Atendimento e Enfrentamento à Violência Política de Gênero, por meio de decreto.

Essas ações foram anunciadas na abertura do Seminário “18 Anos de Lei Maria da Penha – Avanços e Desafios”. Durante o evento, Elmano destacou a importância de estruturar uma rede sólida de enfrentamento à violência contra as mulheres no Ceará. O novo núcleo especializado, inspirado pela senadora Augusta Brito, terá foco no combate à violência política de gênero, visando proteger candidatas e mulheres que já ocupam cargos políticos.

Além disso, o Prêmio Maria da Penha será uma iniciativa nacional para valorizar práticas educacionais voltadas aos direitos de meninas e mulheres nas escolas públicas. O ministro Camilo Santana também anunciou um investimento de R$ 2 milhões para fortalecer núcleos de pesquisa de gênero no pais.

Compartilhe: