Em mais um ano consecutivo, o tradicional carnaval cultural de Juazeiro do Norte chegou ao fim sem intercorrências graves na área da saúde. Durante o Festejuá, realizado entre os dias 14 e 17, foram registrados 21 atendimentos no posto estratégico de urgência e emergência montado pela Secretaria de Saúde (Sesau) para atender os foliões. Segundo a pasta, a maioria dos casos esteve relacionada ao consumo excessivo de álcool, com sintomas como cefaleia e náuseas, além de ocorrências de hiperglicemia e hipertensão.
O posto, instalado na Avenida Carlos Cruz, local onde se concentram os festejos carnavalescos, ofereceu serviços como aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, orientações em saúde, atendimentos médicos e de enfermagem, primeiros socorros e uma ambulância para possíveis encaminhamentos de casos mais graves.
Os pontos estratégicos de saúde, montados durante eventos festivos e religiosos do município, são uma estratégia voltada a garantir maior segurança à população, por meio de atendimento rápido e inicial, evitando o agravamento de intercorrências.
Além da estrutura fixa de atendimento, a Sesau também atuou por meio da equipe de mobilização em saúde, que realizou abordagens em locais estratégicos, como a rodoviária, oferecendo informações em saúde e distribuindo panfletos e preservativos, com o objetivo de conscientizar a população para um carnaval mais seguro


