O médico mastologista e cirurgião de mama, Dr. João Paulo Mendes, referência no Cariri em câncer de mama e diretor médico do @institutofemminacariri, faz um importante alerta para as mulheres: “Não acreditem em tudo o que circula na internet sem fundamento científico.”
Ultimamente estamos observando nas redes sociais o crescimento de fake news em torno do câncer de mama. Videos que circularam recentemente, alguns de profissionais que se dizem especialistas, mas que não são, afirmam que a mamografia pode causar câncer de mama ou mesmo que o câncer de mama não existe. Dr. João Paulo explica que essas informações são falsas e perigosas. O câncer de mama é hoje o tipo mais comum na população feminina e também o que mais mata. Já a mamografia é o exame mais eficaz para o diagnóstico precoce da doença, fundamental para o sucesso do tratamento e para salvar vidas.
“O medo gerado por informações erradas pode levar muitas mulheres a atrasarem ou evitarem o exame, o que compromete as chances de um tratamento eficaz. Não deixem o medo e a ignorância vencer a ciência!”
Ele reforça que é essencial que as mulheres tenham senso crítico e saibam diferenciar o que é verdade e o que é mentira. E recomenda: ao se deparar com informações duvidosas, procure sempre um especialista na área.