Começa nesta segunda-feira (14) a campanha nacional Semana Saúde na Escola, com o tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”. A ação é promovida pelo Governo Federal, por meio dos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), e vai até o dia 25 de abril, com a meta de imunizar cerca de 30 milhões de estudantes de até 15 anos, matriculados em 110 mil escolas em todo o país.
O lançamento oficial da campanha ocorreu na última sexta-feira (11), durante um pronunciamento em rede nacional feito pelos ministros Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde). “Estamos mobilizados, todo o Governo Federal, para que cada escola pública do nosso país, em cada município brasileiro, receba as vacinas que vão garantir mais saúde para os nossos estudantes”, afirmou Camilo.
Durante a campanha, serão oferecidas vacinas contra febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana, além de meningite e HPV para estudantes com idade entre 5 e 14 anos. As vacinas serão aplicadas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) diretamente nas escolas ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência. A aplicação está condicionada à autorização dos pais ou responsáveis.
O ministro Alexandre Padilha reforçou a segurança e eficácia das vacinas disponibilizadas gratuitamente no Brasil. “O Brasil está dando a volta por cima e vamos, de novo, ser campeões do mundo na vacinação. Cada mãe e cada pai brasileiros sabem que uma criança vacinada é sinônimo de família protegida”, destacou.
A campanha também reforça o papel da escola como ambiente de promoção da saúde e de combate à desinformação sobre vacinação, buscando ampliar a cobertura vacinal e prevenir doenças que podem ser evitadas com imunização.