Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprova projeto de indicação que cria Programa de Incentivo à Cidadania Ativa

Foto: Aerlon Avelino

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (19), mais uma sessão ordinária no Plenário Presidente Dra. Yanny Brena. A reunião iniciou com o Pequeno Expediente, onde os parlamentares fizeram uso da tribuna para relatar demandas da população. Entre os destaques, o vereador Cleilson Móveis (AGIR) chamou atenção para problemas estruturais no PSF 48, no bairro Tiradentes. Já a vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) cobrou da Secretaria de Desenvolvimento Social medidas mais efetivas em prol da população em situação de rua, enquanto a vereadora Professora PG (Podemos) alertou para a necessidade de maior fiscalização da Amaju diante do aumento das queimadas no município.

Nos requerimentos verbais, os vereadores solicitaram melhorias em diferentes áreas, como infraestrutura urbana, saúde, segurança pública e serviços básicos. Foram apresentadas demandas que vão desde obras de calçamento e recuperação de praças, até ações de segurança ostensiva e disponibilização de medicamentos essenciais, como insulina para pessoas com diabetes.

Na Ordem do Dia, o destaque foi a aprovação do projeto de indicação de autoria do vereador Alexandre Sobreira (DC), que institui o Programa de Incentivo à Cidadania Ativa em Juazeiro do Norte. A proposta prevê a concessão de recompensa por denúncias que resultem na identificação e responsabilização de autores de crimes e contravenções contra o patrimônio público, o meio ambiente e a ordem pública. Segundo o parlamentar, a medida tem como objetivo estimular a participação popular e ampliar os mecanismos de proteção da cidade. Também foi aprovado o projeto de lei de autoria da vereadora Auricélia Bezerra (PSB), que autoriza o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, a ser nomeado embaixador do Padre Cícero Romão Batista.

No Grande Expediente, os vereadores trouxeram novos debates. O vereador Vinícius Duarte (PSD) informou que, em reunião com a Procuradoria e Secretaria de Educação do município, ficou definido que será realizado estudo financeiro para viabilizar a contratação de novos professores de Letras Libras. Já o vereador Lukão (PSDB) cobrou mais transparência da Secretaria de Saúde em relação à marcação de consultas e exames, diante das constantes reclamações da população. A sessão foi encerrada com a leitura final dos requerimentos apresentados.

Compartilhe: