A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (16), no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena, sessão ordinária marcada por importantes deliberações e debates em torno de melhorias para o município. No Pequeno Expediente, o vereador Jullian de Ciélio (PSB) reforçou a necessidade de sinalização horizontal e vertical na Rua São Benedito e na Rua do Limoeiro, devido ao número de acidentes registrados. Já o vereador Capitão Vieira (MDB) destacou a falta de iluminação e de fiscalização no anel viário, o que aumenta os riscos para ciclistas e transeuntes que utilizam do espaço para a prática esportiva.
Nos requerimentos verbais, os parlamentares solicitaram melhorias em infraestrutura, saúde, mobilidade urbana e segurança pública. Entre eles, destacam-se a solicitação de serviços no bairro Betolândia, recapeamento da rua Todos os Santos, conserto de calçadas e esgoto na rua São Paulo, além de iluminação e estrutura nas trilhas do Parque Ecológico das Timbaúbas. Houve ainda pedidos voltados à saúde, à segurança do Legislativo e à melhoria de vias e espaços públicos em diferentes bairros.
Os parlamentares aprovaram durante a Ordem do Dia projetos de relevância para a cidade, como o programa Parlamento Jovem, de autoria do presidente Felipe Vasques (AGIR), que visa estimular a participação da juventude na vida política e legislativa; o programa de incentivo ao esporte escolar, de autoria do vereador Bilinha (PT); e a instituição do programa municipal de educação – Educa Juazeiro, de autoria da vereadora Professora PG (Podemos), consolidado como política pública de incentivo à aprendizagem. Também foram aprovados o projeto de autoria da vereadora Rita Monteiro (PSB), que institui a política de aperfeiçoamento do cuidado da pessoa com diabete pelo SUS; o reconhecimento de utilidade pública da Associação Comunitária Manaim, de autoria do vereador Vandinho Pereira (PP); o projeto de indicação de autoria do vereador Boaz do Bolsonaro (PL) que sugere ao Poder Executivo municipal a construção e implantação de quadras de beach tennis nas escolas da rede municipal de ensino; e a concessão da Medalha Cidade Juazeiro a personalidades locais.
No Grande Expediente, o convidado Vandson Oliveira apresentou o projeto “Documentando o Cariri”, um mapeamento turístico da região com quase dez anos de atuação. Já o vereador Vinicius Duarte (PSD) utilizou o tempo regimental para tratar da causa animal, destacando a necessidade urgente de políticas públicas que contemplem o controle da população de animais soltos nas ruas, problema recorrente em Juazeiro do Norte.
Um dos principais destaques da sessão foi a instalação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa Legislativa. O novo colegiado reforça o compromisso do Parlamento com a responsabilidade no exercício do mandato. O Conselho será composto pelos vereadores Lukão (PSDB), Cleilson Móveis (AGIR), Vandinho Pereira (PP), Auricelia Bezerra (PSB) e Vinícius Duarte (PSD), tendo como suplentes Boaz do Bolsonaro (PL), Raimundo Jr. (MDB) e Barbosa Neto (PT). A primeira reunião acontecerá já nesta quarta-feira (17), quando serão definidos o presidente e o vice-presidente do colegiado.