A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (7), no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena, mais uma sessão ordinária marcada por homenagens, reivindicações e votações de matérias. Os trabalhos tiveram início com um ato solene de outorga de moção de honra ao mérito às quadrilhas juninas Nação Nordestina e Flor do Sertão, em reconhecimento aos relevantes feitos culturais realizados por ambas. A honraria foi proposta pelo vereador Vandinho Pereira (PP).
No Pequeno Expediente, os parlamentares utilizaram o tempo regimental para apresentar demandas e destacar temas de interesse da população. O vereador Vandinho Pereira solicitou ao Governo do Estado a sinalização das entradas das ruas do bairro Mauro Sampaio, próximas à CE-292, para reduzir riscos de acidentes, além de pedir ao Demutran a instalação de sinalização e faixas elevadas na Avenida Virgílio Távora, no bairro Aeroporto. Já o vereador Barbosa Neto (PT) destacou a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, na região do Cariri, para o lançamento do Programa Rouanet Nordeste, que prevê investimento de R$ 40 milhões na região.
Durante os requerimentos verbais, os vereadores apresentaram solicitações voltadas para infraestrutura, segurança, iluminação pública, saúde e serviços de limpeza em diferentes bairros do município. Entre os destaques, estiveram pedidos de pavimentação, retirada de entulho, implantação de iluminação, ativação dos PSFs XV, XXV e XXXVIII, no bairro Salesianos, além de medidas para melhorar a mobilidade e segurança no trânsito. As reivindicações abrangeram localidades como Limoeiro, Pedrinhas, Frei Damião, Tiradentes, Aeroporto, Conviver, São José e Barão do Juá.
Na Ordem do Dia, foram discutidos e aprovados o projeto de resolução de autoria do vereador Badú (MOB), que concede o título de cidadão juazeirense a José Arthur Xenofonte Gomes de Mattos, e o projeto de lei de autoria do presidente da Casa, vereador Felipe Vasques (AGIR), que institui a Política de Patrocínio no âmbito da Câmara Municipal.
O Grande Expediente foi marcado pelo relato de Valda Furtado sobre a situação de Dona Maria Moura, que necessita de cirurgia macular. Os vereadores se sensibilizaram e se comprometeram a buscar solução para o caso. Ainda no Grande Expediente, o vereador Cleilson Móveis (AGIR) destacou a importância de revitalização da área próxima à Lagoa da APUC, com espaços para práticas esportivas e convivência, além de reforço da segurança no local. A sessão foi encerrada com a leitura dos requerimentos escritos apresentados pelos parlamentares e um minuto de silêncio em homenagem póstuma a Isaque Evangelista Cruz, ex-vereador, ex-secretário de Educação e ex-chefe de gabinete de Missão Velha.
Foto: Aerlon Avelino