A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou nesta terça-feira (1º), com 17 votos favoráveis e uma abstenção, o projeto enviado pelo Executivo que autoriza o pagamento de subsídio à empresa Auto Viação Metropolitana Ltda. (Via Metro). O objetivo é garantir a manutenção da tarifa do transporte público municipal em R$ 3,00.
A proposta do prefeito Glêdson Bezerra foi colocada em votação um dia depois do anúncio feito pela Via Metro nas redes sociais, no qual a empresa informava que a tarifa subiria para R$ 6,23, que a gratuidade para pessoas idosas passaria a valer apenas a partir dos 65 anos e que as linhas João Cabral e Horto seriam encerradas.
Durante a votação, os parlamentares também aprovaram duas emendas: uma que mantém a gratuidade para pessoas idosas a partir dos 60 anos, conforme a legislação atual, e outra que impede o pagamento retroativo do subsídio — o repasse só será válido após a sanção da lei.
De acordo com o vereador Vandinho Pereira (PP), que se pronunciou sobre o tema nas redes sociais, as linhas João Cabral e Horto continuarão operando normalmente.
A concessão da Via Metro foi realizada ainda durante a segunda gestão do ex-prefeito Raimundo Macêdo, e originalmente não incluía essas duas linhas, que foram implementadas posteriormente.
Com a aprovação do projeto, a Câmara e o Executivo municipal asseguram a continuidade do serviço e a manutenção do valor atual da passagem, sem repasses imediatos ao usuário.
Foto: George Wilson