Cagece substitui e padroniza mais de 10 mil hidrômetros em Juazeiro do Norte

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realizou a substituição e padronização de mais de 10 mil hidrômetros no município de Juazeiro do Norte. A ação faz parte do projeto de setorização do abastecimento de água, que tem como objetivo proporcionar maior segurança hídrica, controle da pressão e da vazão, evitando ainda perdas de água.

Os hidrômetros com idade a partir de 5 anos foram substituídos por equipamentos novos, que possibilitam a otimização da leitura do consumo e, consequentemente, do faturamento dos clientes. O novo hidrômetro também possibilita a redução de perdas de água. A mudança de equipamento é obrigatória e segue a normativa do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Já a padronização dos equipamentos consiste no deslocamento do hidrômetro de dentro para fora do imóvel, facilitando a leitura do consumo de água pelas equipes, não sendo mais necessário que o cliente esteja na residência para emitir a fatura. Nos casos em que não é possível instalar o hidrômetro na parede, o mesmo será instalado na calçada, sendo protegido por uma caixa de piso.

De acordo com o gerente da Unidade de Negócio Bacia do Salgado, Gilberto Junior, “essa etapa do projeto é fundamental para a promover a continuidade do abastecimento, ao todo teremos a padronização e substituição de mais de 15 mil hidrômetros no município”, finaliza.

Identificação dos colaboradores

Os colaboradores que realizam esses serviços estarão sempre fardados, portando crachá de identificação e com veículo devidamente sinalizado com a marca da companhia. É extremamente importante a contribuição da população para viabilização do serviço, em especial quando houver necessidade de adentrar o imóvel.

A companhia reforça que o impedimento à realização do serviço caracteriza descumprimento de uma lei e pode acarretar interrupção da prestação dos serviços, conforme determinam os órgãos reguladores.

Sobre o Projeto

A ação faz parte do projeto de implantação dos Distritos de Medição e Controle (DMCs), que tem como objetivo promover uma maior segurança hídrica, controle de pressões e redução no índice de perdas. Quando finalizada, a obra beneficiará mais de 500 mil pessoas no município de Juazeiro do Norte, incluindo população flutuante. Além da substituição da rede, o projeto inclui ainda a ativação de 14 novos poços e a construção de dois reservatórios modernos com aporte de 25 milhões de litros de água.

Compartilhe: