Cariri Como Eu Vejo

Buscas por colágeno dobraram no mundo nos últimos cinco anos

As buscas por “colágeno” estão crescendo no mundo, de acordo com dados do Google Trends obtidos com exclusividade pela CNN. Nos últimos cinco anos, o interesse pelo assunto cresceu 100% de maneira global. Isso significa que as consultas pelo tema dobraram durante o período.

Segundo o levantamento do Google Trends, o Brasil ficou na 17ª posição no ranking mundial de interesse de busca por colágeno nos últimos 12 meses. A Romênia é o país onde o assunto é mais popular, sendo seguido pela Hungria. Veja o gráfico sobre as pesquisas por “colágeno” no mundo abaixo:

No último ano, o colágeno tipo 2 foi oito vezes mais buscado no Brasil do que o colágeno tipo 1 e 19 vezes mais buscado do que o tipo 3. Além disso, o colágeno hidrolisado foi seis vezes mais buscado do que o colágeno não hidrolisado no Brasil nesse mesmo período.

Brasil, Chile e Venezuela são os países fora da Ásia com maior interesse de busca por “pé de galinha”, uma das fontes de colágeno, nos últimos 12 meses.

Por outro lado, colágeno ainda é o termo menos buscado quando comparado com “creatina” e “proteína do soro de leite” (chamada popularmente de Whey Protein) no Brasil, segundo o Google Trends. No mundo, o cenário é outro: as consultas por colágeno superaram as buscas feitas pelos outros dois suplementos.

O que é colágeno e para que serve?

Colágeno é uma proteína encontrada, principalmente, na pele e em tendões e ligamentos do corpo, correspondendo a 30% do total de proteínas do organismo, de acordo com a (SBD-SP) Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo.

O colágeno é encontrado naturalmente no corpo, mas, a partir dos 25 anos, sua produção é reduzida, o que leva ao processo de envelhecimento da pele (surgimento de rugas e linhas de expressão). Esse fenômeno pode ser acelerado por fatores como exposição ao sol, tabagismo, alterações hormonais, doenças crônicas, dieta e poluição.

A suplementação de colágeno, considerada segura pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pode trazer benefícios como fortalecimento das unhas, maior resistência e brilho aos cabelos, redução da flacidez, maior hidratação da pele e prevenção e tratamento de dores articulares, como artrose e osteoporose.

Fonte: CNN Brasil

Foto: Anna Efetova/GettyImages

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading