Cariri Como Eu Vejo

Brasil fica perto de atingir 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2024

O Brasil registrou 991.017 casos prováveis de dengue e 207 óbitos em 2024 nesta quarta-feira (28).

Outras 674 mortes estão sob investigação, de acordo com dados atualizados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, para saber se há relação com a doença.

A faixa etária mais afetada pelo vírus, tanto entre os homens quanto as mulheres, continua sendo a de 30 a 39 anos, com 87.070 e 106.151 casos, respectivamente. Com relação ao coeficiente de incidência da doença por 100 mil habitantes, o número é de 488.

Ainda, a pasta afirma que a porcentagem de casos prováveis da doença é de cerca de 55% entre as mulheres, enquanto o percentual dos indivíduos masculinos é de aproximadamente 44%.

Devido ao aumento expressivo no número de casos do vírus no país, o Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (27) a realização do Dia D de combate à dengue no Brasil para o próximo sábado (2). A mobilização “10 minutos contra a dengue” tem o intuito de intensificar as ações de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença.

“Faço aqui um chamamento à sociedade, aos profissionais de imprensa, para que estejam conosco no Dia D – Brasil unido contra a dengue, no próximo sábado. Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”, afirmou a ministra da saúde, Nísia Trindade, em coletiva realizada ontem.

Considerando as tendências históricas da dengue no país, os picos das epidemias costumam acontecer entre os meses de março e abril, contrariando a situação atual.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading