O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi responsável por sua derrota no segundo turno das eleições de 2022. A declaração foi feita nesta segunda-feira (24) durante participação no podcast Inteligência Ltda.
Segundo Bolsonaro, o episódio em que Zambelli sacou uma arma e perseguiu um apoiador de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo, na véspera da votação, teria influenciado negativamente sua campanha. Para ele, a cena reforçou críticas à sua política de armamento e fez com que eleitores anulassem o voto. “Aquela imagem, da forma com que foi usada, a Carla Zambelli perseguindo o cara… Teve gente que falou: ‘Olha, o Bolsonaro defende o armamento’”, afirmou.
A deputada responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo. Cinco ministros já votaram para condená-la à perda de mandato, mas o julgamento foi suspenso após pedido de vista do ministro Nunes Marques.
A defesa de Zambelli disse ver o adiamento com “esperança” e afirmou esperar que os ministros analisem o caso detalhadamente antes de uma decisão final.