Bolsonaro critica Lei Rouanet após vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro; ‘Ainda Estou Aqui’ não utilizou o programa

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou o X (antigo Twitter) para criticar a Lei Rouanet em publicação feita nesta segunda-feira (6). Sem mencionar nomes, a crítica ocorre um dia após a atriz Fernanda Torres vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Filme de Drama por sua atuação em Ainda Estou Aqui, uma obra que não utilizou recursos da lei de incentivo fiscal.

No vídeo compartilhado, um homem destaca a precariedade de uma travessia feita por balsa em um rio, devido à falta de cabeceiras em uma ponte existente no local. Bolsonaro, ao repostar o vídeo, questionou os investimentos do governo Lula em infraestrutura e insinuou desperdício de recursos, afirmando: “Enquanto isso, a Rouanet”.

Entenda a polêmica

Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, não recebeu recursos da Lei Rouanet porque, atualmente, a legislação não contempla longas-metragens. O programa de incentivo é voltado para produções de curta e média duração, discos, documentários e preservação de acervos culturais.

Apesar disso, o comentário gerou repercussão, com apoiadores e críticos debatendo a utilização de verbas públicas para a cultura e infraestrutura.

Além da conquista de Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui concorreu na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, mas foi derrotado por Emília Pérez.

E você, acha que a Lei Rouanet precisa ser ajustada ou está no caminho certo?

Compartilhe: