Criada em 1815 no município do Crato, Cariri cearense, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto foi fundada por José Lourenço da Silva, conhecido como Aniceto, que tinha no sangue a ancestralidade dos índios Kariri. Desde então, o legado do conjunto tem sido mantido por filhos, netos e bisnetos, com shows memoráveis no Cariri, em diversos estados do Brasil e até em outros países. O tradicional grupo apresenta seus mais de 200 anos de história durante a 2ª edição do Festival RioMar de Literatura, que acontecerá em 4 de setembro, com uma programação diversificada ao longo do dia, no Teatro RioMar, em Fortaleza.
A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto se destaca ainda pelos instrumentos, que são fabricados pelas mãos dos próprios membros. Nas apresentações, os artistas utilizam os pifes e zabumba, esta última feita da madeira de timbaúba e do couro de bode.
2ª edição do Festival RioMar de Literatura
Com a temática “Cultura Nordestina em cada palavra”, o Festival receberá escritores renomados, artistas e o público apaixonado pela rica cultura nordestina. Com uma programação gratuita e diversificada, que inclui homenagens, debates, apresentações artísticas e um show de encerramento, o festival destaca a importância da Literatura Nordestina para a construção do imaginário popular da região. A curadoria do evento é assinada pela jornalista Carmem Peixoto.
A programação completa será divulgada em breve no perfil oficial do shopping no Instagram, assim como o início das inscrições gratuitas abertas ao público (@riomarfortaleza).
Serviço:
2ª edição do Festival RioMar de Literatura
Data: 14 de setembro, sábado
Horário: 10h às 22h
Local: Teatro RioMar Fortaleza, Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500, Papicu, Fortaleza
Mais informações: @riomarfortaleza
Classificação livre.