Banco do Nordeste fortalece bovinocultura leiteira, movelaria e economia criativa e inovação, na Paraíba

Planos de Ação Territorial do Prodeter estimulam economicamente as atividades no Cariri Oriental, Zona da Mata Norte e região metropolitana de João Pessoa
O Banco do Nordeste, por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), lançou três novos Planos de Ação Territorial (PAT) para fortalecer economicamente os territórios paraibanos do Cariri Oriental, Zona da Mata Norte, além de João Pessoa e região metropolitana. A iniciativa reúne diversos parceiros integrantes da cadeia produtiva da bovinocultura de leite, indústria moveleira e economia criativa e inovação do estado. Os lançamentos ocorreram no último mês e buscam elevar a competitividade desses segmentos produtivos, sobretudo por meio da difusão tecnológica, qualificação da mão-de-obra, ampliação do crédito e redução dos custos de produção das atividades.

Os planos possuem objetivos e ações específicas para fomentar o empreendedorismo e ampliar a geração de trabalho e renda nos territórios envolvidos. De forma geral, cada PAT busca estimular, em parceria com diversas instituições, a gestão dos empreendimentos da região, com a oferta de crédito orientado pelo BNB e favorecimento da qualificação produtiva.

No caso da bovinocultura leiteira no Cariri Oriental, o principal objetivo é aumentar o suporte forrageiro destinado aos animais, com foco na palma para alimentação dos rebanhos. A indústria moveleira na Zona da Mata Norte visa qualificar a produção, por se tratar de uma atividade que requer padronização técnica, práticas sustentáveis e capacitação profissional. Por sua vez, na economia criativa e inovação, o objetivo é prestar assistência de crédito para o fortalecimento do ecossistema de inovação e melhorar a infraestrutura administrativa, contábil e gerencial de suas empresas.

“São cadeias produtivas bastante distintas e com perfis que necessitam da qualificação dos agentes produtivos e oferta assertiva do crédito. Para isso, temos, por exemplo, o microcrédito produtivo orientado nas áreas urbana (Crediamigo) e rural (Agroamigo), além de diversas linhas de financiamento destinadas à renovação de matriz energética, aquisição de equipamentos, transformação dos processos e disseminação de inovações tecnológicas. Tudo isso para favorecer economicamente os territórios, e socialmente o público contemplado”, destaca o superintendente do BNB na Paraíba, Rudrigo Araújo.

Em 2025, o Prodeter vem atuando na Paraíba de forma diversificada com 34 projetos, que envolvem setores da economia como agropecuária, indústria e comércio e serviços, além de turismo, saúde, cultura, economia circular e solidária, e economia criativa com foco na inovação.

Como exemplo do alcance desse programa, o PAT industrial do território Vale do Piranhas, no Sertão paraibano, recebeu o reconhecimento da organização República.org pelas ações desenvolvidas que destacam a promoção do desenvolvimento social a partir do fomento da cadeia produtiva da indústria, bem como as ações de capacitação profissional para absorção no mercado.

Compartilhe: