Especialista explica como o alimento é rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo
Além de saborosa e prática, a banana oferece inúmeros benefícios à saúde. Ela contribui para a saúde cardiovascular, melhora o humor, promove o bem-estar, ajuda na aparência de pele e cabelos, controla o apetite e ainda auxilia na recuperação muscular após atividades físicas. Graças às suas propriedades, a fruta pode ser utilizada para dar consistência em várias preparações culinárias.
O alimento é uma fonte rica em vitaminas, proteínas, antioxidantes, fibras, minerais e potássio. Por ser uma excelente fonte de carboidratos simples e açúcares naturais, como a frutose, a banana se converte rapidamente em energia, sendo ideal para consumo antes dos treinos. Seus benefícios incluem o combate à fadiga e às cãibras durante a prática esportiva, funcionando também como relaxante muscular e promovendo uma recuperação pós-treino mais eficaz, devido ao alto teor de magnésio.
A banana contém triptofano, um aminoácido essencial que regula a qualidade do sono e o humor, proporcionando sensação de bem-estar. Para a nutricionista, gastróloga e professora do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Juazeiro do Norte, Allane Costa, ela é um alimento versátil e pode ser utilizada em uma variedade de pratos, bom como uma ótima opção para dietas restritivas, tais como a vegana e celíaca. “Sendo naturalmente sem glúten, a fruta é uma escolha segura para pessoas que seguem dietas sem glúten, diversificando o cardápio sem comprometer a saúde”, explica.
“Até a casca da banana pode ser aproveitada, tornando essa fruta, um excelente coringa da gastronomia. Adicionar a farinha da casca da comida pode potencializar os efeitos nutricionais dos alimentos. Mas não para por aí, você pode utilizar a casca in natura para preparar bolos, doces, farofas ou até como substituição para a carne vermelha e frango. São inúmeras utilizações desse fruto, que é extremamente acessível a todos e muito importante para a manutenção da nossa saúde”, acrescenta Allane.
Gastronomia
Na culinária, a comida é usada tanto na decoração de pratos – como no clássico bolo invertido – quanto como alternativa à gordura. O purê de dela, por exemplo, pode substituir óleos ou manteiga em pães e bolos, agregando mais fibras e nutrientes às receitas. Allane Costa sugere congelar bananas bem maduras, que adicionam uma doçura natural a smoothies e proporcionam a liga necessária para panquecas sem precisar de açúcar adicional.
A fruta é amplamente empregada em dietas veganas como substituta dos ovos: uma porção de polpa madura equivale a um ovo. “Receitas como panquecas da banana são populares por serem simples e nutritivas. O bolo fit usa o alimento para adoçar e dar umidade à massa, sendo uma opção saudável. O pão doce com a comida também é uma receita clássica, transformando produtos maduros em um lanche delicioso e nutritivo. Já o sorvete feito com a fruta e leite em pó é indicado para todas as faixas etárias, desde a introdução alimentar até para pacientes hospitalizados”, explica Allane.
Com tantas formas de aproveitá-la, é difícil resistir aos encantos da banana. No entanto, é necessário consumir com moderação. “Apesar de ser saudável, o consumo excessivo do produto pode elevar os níveis de açúcar no sangue, especialmente em pessoas com diabetes, ou causar problemas para aqueles com hipercalemia (níveis elevados de potássio), já que a fruta é rica nesse mineral”, alerta a nutricionista.