A Intermediação dos Serviços Autônomos do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) finaliza o primeiro trimestre de 2024 com um balanço positivo e indicadores de crescimento da atividade. De janeiro a março, os profissionais cadastrados pelo órgão já realizaram quase 5 mil serviços em todo o Ceará.
As atividades realizadas nesse período somam um volume financeiro de mais de R$ 693 mil. O valor representa um crescimento de 28% em relação ao montante do mesmo intervalo em 2023, cerca de R$ 541 mil. Esses números resultam especialmente do trabalho de profissionais de serviços gerais, faxineiros, bombeiros hidráulicos, pedreiros, jardineiros, entre outros.
“Na quantidade de serviços, foram 18% a mais que no ano passado, o que nos dá uma perspectiva favorável para a intermediação de trabalhadores autônomos e a projeção de crescimento desse nosso setor”, pontua o presidente do IDT, Raimundo Angelo.
Como solicitar um serviço
Os interessados em contratar os serviços de profissionais autônomos podem acessar o portal do IDT e preencher o formulário “solicite um profissional autônomo”. A solicitação também pode ser feita por telefone, através da Central de Atendimento ao Cliente pelo número 0800 591.0363, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Como participar
Para participar do programa de ecaminhamento para autônomos, além do cadastro com a documentação necessária, o Instituto oferece mensalmente uma palestra com foco em temas como conceito de trabalho autônomo, qualidade nos serviços e postura profissional. A ação ocorre mensalmente e a próxima deverá acontecer no dia 2 de maio. Para participar das formações, é preciso efetuar o cadastro junto à instituição, que pode ser feito na Unidade de Atendimento mais próxima. Para mais informações, há uma aba no portal do IDT com todas as orientações e a lista de documentos necessários.
Foto: Guilherme Freire (Ascom SET)