Astrônomos detectam no Sistema Solar um objeto que parece ter vindo de fora dele

Pela terceira vez, astrônomos detectaram algo passando pelo nosso Sistema Solar que parece ter vindo de fora dele. O objeto interestelar, chamado temporariamente de A11pI3Z, está bem longe do Sol, localizado entre as órbitas do cinturão de asteroides e Júpiter, e não oferece risco ao nosso planeta.

O primeiro objeto interestelar conhecido foi o Oumuamua, que em 2017 atravessou rapidamente o Sistema Solar. Dois anos depois, foi a vez de Borisov, um cometa de origem interestelar.

Na última terça (1º), um telescópio no Chile avistou o que inicialmente parecia ser um asteroide desconhecido em uma trajetória que poderia se aproximar da órbita da Terra. O telescópio é 1 dos 5 ao redor do mundo que fazem parte do Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (Atlas, na sigla em inglês), um projeto financiado pela Nasa que monitora rochas espaciais que possam estar em rota de colisão com nosso planeta.

A observação foi submetida ao Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional, que mantém um catálogo de pequenos corpos espaciais no Sistema Solar. A pergunta se A11pI3Z é um cometa ou uma rocha deve ser respondida em poucos dias, conforme telescópios se virarem para ele. Se for um cometa, por exemplo, os astrônomos verão uma cauda.

Folha

Compartilhe: