Na manhã desta segunda-feira (02/12), o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) definiu a composição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. O deputado Romeu Aldigueri (PDT) foi eleito presidente e assumirá os trabalhos do Legislativo cearense em fevereiro de 2025.
A chapa única recebeu 44 votos dos 45 parlamentares presentes. O deputado Alcides Fernandes (PL) votou contra, e Carmelo Neto (PL) não compareceu à sessão.
Composição da Mesa Diretora
- Presidente: Romeu Aldigueri (PDT)
- 1º Vice-Presidente: Danniel Oliveira (MDB)
- 2ª Vice-Presidente: Larissa Gaspar (PT)
- 1º Secretário: De Assis Diniz (PT)
- 2º Secretário: Jeová Mota (PDT)
- 3º Secretário: Felipe Mota (União)
- 4º Secretário: João Jaime (Progressistas)
- 1ª Suplente: Luana Régia (Cidadania)
- 2ª Suplente: Emilia Pessoa (PSDB)
- 3º Suplente: David Durand (Republicanos)
Representatividade e integração
Após a eleição, Romeu Aldigueri destacou que a composição da Mesa reflete a diversidade regional e partidária do Ceará. “Procuramos fazer uma Mesa Diretora eclética, com membros da situação, oposição e independentes, representando bem o povo cearense”, afirmou.
O atual presidente, Evandro Leitão (PT), elogiou o processo democrático na Alece. “Aqui aprendemos a exercitar a democracia e respeitar as diferenças. É uma Casa de iguais, onde todos têm direitos e deveres”, disse.
A nova Mesa tomará posse em fevereiro de 2025. Até lá, o 1º vice-presidente, Fernando Santana (PT), conduzirá os trabalhos legislativos, já que Evandro Leitão assume como prefeito de Fortaleza em 1º de janeiro de 2025.