A Mostra Sesc Cariri de Culturas chega à edição de 2025 com um tema simbólico e de grande relevância: Arqueologia Social Inclusiva. O evento, que acontece de 21 a 24 de agosto em 28 municípios do Cariri e em quatro cidades do Centro-Sul cearense, propõe reflexões sobre a preservação dos saberes, ancestralidade e expressões culturais que formam o patrimônio material e imaterial da Chapada do Araripe.
Mais do que um conceito, o tema reforça o compromisso da Mostra em valorizar a cultura viva dos territórios e reconhecer os sujeitos que constroem o legado cultural da região. A escolha dialoga diretamente com a candidatura da Bacia Cultural Sócio Biodiversa da Chapada do Araripe a Patrimônio Mundial Misto pela Unesco, reconhecimento que busca destacar a riqueza natural e cultural do território.
A inspiração vem do livro Arqueologia Social Inclusiva, lançado pelo Sesc Ceará em 2017 e baseado na tese da arqueóloga Rosiane Limaverde. A obra propõe uma leitura histórica da Chapada do Araripe, desde a pré-história até os dias atuais, destacando contextos sociais e humanos que moldaram esse patrimônio único.