Cariri Como Eu Vejo

Aplicativo do Cadastro Único ultrapassa 12 milhões de downloads

O aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico), desenvolvido pela Dataprev para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), tem o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos dados do cadastro necessário para se inscrever nos programas sociais do Governo Federal. Mais de 12,5 milhões de downloads da solução tecnológica foram registrados, desde 2022.

A ferramenta conta com 10 funcionalidades, como verificação de benefícios recebidos, mapa georreferenciado com pontos de atendimento mais próximos aos cidadãos, consulta de renda CNIS, entre outros. Os registros apontam também que mais de 67 milhões de consultas ao cadastro foram feitas, a exemplo da completa, simples e por CPF.

Além disso, em caso de cadastros unipessoais feitos de forma incorreta, o cidadão pode solicitar a exclusão do Cadastro Único de forma voluntária pelo aplicativo de celular ou pelo computador.

Segundo o gerente da Divisão de Produtos da Assistência Social (DASS), Edivar Barbosa, está em desenvolvimento uma nova funcionalidade para o aplicativo. A expectativa é disponibilizar ao cidadão a atualização cadastral por verificação de óbito em breve, após alinhamento com o MDS.

O aplicativo do Cadastro Único foi integrado ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que dispõe de informações atualizadas de renda e vínculos de mercado formal de trabalho e bases de benefícios previdenciários e assistenciais do INSS – sob a gestão da Dataprev. Ao todo, são mais de 42 bilhões de dados cadastrais e laborais dos cidadãos.

Como baixar o aplicativo? 

Disponível para download tanto na loja App Store, quanto na Play Store, a plataforma digital também pode ser acessada por meio de navegadores de computador no seguinte endereço eletrônico: https://cadunico.dataprev.gov.br/.

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading