A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quinta-feira (27), a venda do creme dental “Clean Mint”, da Colgate. A medida de interdição cautelar foi publicada nesta data do Diário Oficial da União e acontece após um “número significativo de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto”, de acordo com a agência.
O creme dental promete “cuidar da sua boca por completo”, com fórmula antibacteriana que proporciona defesa ativa contra bactérias por até 12 horas, de acordo com descrição do produto. Uma nova formula do creme dental foi anunciada pela Colgate no final de novembro do ano passado.
Nas redes sociais, consumidores que usaram o creme dental relataram reações alérgicas e sintomas como aftas, dores da língua, lábio e gengiva e ardência na boca. Há relatos de machucados e feridas na boca após o uso do produto, além da dificuldade de escovar os dentes.
De acordo com a Anvisa, os efeitos adversos notificados foram lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação/ardência, inflamação da gengiva edema labial. Ainda segundo a agência, os sintomas impactaram “significativamente a qualidade de vida dos consumidores” e resultaram em “custos médicos” em alguns casos.
CNN Brasil