A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou, nesta terça-feira (15), uma redução nas tarifas de energia elétrica da Enel Distribuição Ceará. Os novos valores passam a vigorar a partir da próxima terça-feira, 22 de abril, beneficiando cerca de 3,9 milhões de consumidores em todos os 184 municípios do estado.
A decisão foi tomada durante reunião da diretoria colegiada da agência, e inclui percentuais negativos nas principais faixas de consumo:
-
Residencial (B1): -1,98%
-
Média da baixa tensão: -1,89%
-
Média da alta tensão: -2,84%
-
Efeito médio total: -2,10%
A queda nos valores se deve, principalmente, aos custos com distribuição, transmissão e aquisição de energia, além do pagamento de encargos setoriais.
A redução integra o Reajuste Tarifário Anual (RTA), processo previsto nos contratos de concessão das distribuidoras, mais simplificado que a Revisão Tarifária Periódica (RTP). O reajuste considera índices de inflação, o Fator X e os custos repassados ao consumidor.
Com isso, consumidores residenciais e de outras classes de consumo terão alívio nas contas de luz, o que pode impactar positivamente o orçamento das famílias e o setor produtivo.
Palavras-chave: redução tarifa Enel CE, energia elétrica Ceará, conta de luz mais barata, ANEEL reajuste 2025, Enel Distribuição Ceará