A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU) realizou, nesta quarta-feira, 29, uma vistoria técnica no Frigorífico Industrial do Cariri, que resultou na interdição preventiva e pontual do setor de graxaria, unidade industrial responsável por reciclar subprodutos animais não comestíveis. A medida foi adotada após o aumento de denúncias relacionadas a um forte odor na região, registradas nos últimos dias por moradores do entorno e por uma escola localizada nas proximidades.
Antes da interdição, órgãos ambientais, além da Amaju, já havia realizado vistorias e orientado os responsáveis pelo empreendimento quanto à necessidade de adequações às normas ambientais. No entanto, durante a nova fiscalização, foi constatado que o problema persistia, sem a adoção das medidas corretivas necessárias.
Diante disso, foi determinada a interdição do setor de graxaria, considerado o responsável pela emissão dos odores. A Autarquia Municipal esclarece que a medida não afeta o funcionamento total do frigorífico, que pode continuar operando normalmente em outras atividades, incluindo o abate.
A ação tem caráter preventivo e está fundamentada na Lei Federal nº 9.605/1998, com o objetivo de preservar a qualidade de vida da população e garantir o cumprimento da legislação ambiental. O retorno das atividades da graxaria está condicionado à adequação do setor às exigências legais. A atuação realizada pelo órgão busca equilibrar o desenvolvimento econômico do município com a responsabilidade ambiental e o bem-estar da população.


