Na tarde de quarta-feira (5), a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou o Projeto de Lei nº 999/2025, de autoria do deputado Júlio César Filho (PT), que reconhece oficialmente Nossa Senhora de Fátima como padroeira da Região Metropolitana do Cariri (RMC). A nova lei também institui o dia 13 de novembro como data oficial de celebração no calendário estadual.
Crato se prepara para inaugurar maior monumento do mundo dedicado à santa
Coincidentemente, o município do Crato se prepara para uma das maiores celebrações religiosas do país: a inauguração do maior monumento do mundo dedicado a Nossa Senhora de Fátima, também no dia 13 de novembro. A expectativa é reunir cerca de 35 mil fiéis, distribuídos em mais de 100 caravanas vindas de vários estados do Nordeste, para um evento histórico de fé e devoção.
Com 54 metros de altura, a estátua — obra do artista Railson Viana — integra o novo Complexo Religioso de Nossa Senhora de Fátima, que deve impulsionar o turismo e fortalecer a religiosidade na região. A cerimônia contará ainda com a segunda visita da imagem peregrina de Fátima, vinda de Portugal, 72 anos após sua primeira passagem pelo Cariri, em 1953, quando marcou profundamente a fé do povo cratense.
