O governador Elmano de Freitas (PT), após a vitória de Evandro Leitão (PT) à Prefeitura de Fortaleza, defendeu a união da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) com a polícia do Governo do Estado. “Agora é dar as mãos, juntar a Guarda com a polícia, pra dar segurança pro povo de Fortaleza”, disse ele, ao discursar a apoiadores.
“Agora é juntar o Sistema Único de Saúde (SUS) da Prefeitura com o Estado e tirar nosso povo da fila de cirurgia”, disse ele ainda, logo em seguida, destacando a perspectiva de atuação conjunta da Prefeitura com o Governo do Estado a partir do ano que vem.
Na ocasião, Elmano ainda disse que “acabou a época de prefeito que quer brigar com o governador”, também na linha de articulação de parceria entre as duas esferas de governo. Atualmente, Elmano e o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), são adversários políticos, com embates públicos tendo sido protagonizados pelos dois na administração pública desde o ano passado.
A perspectiva de cooperação entre Prefeitura, Governo do Estado e Presidência da República foi um dos principais pontos defendidos pela campanha de Evandro Leitão. Agora, o PT tem na administração pública o Palácio do Planalto, a nível federal, o comando da gestão estadual e a Prefeitura de Fortaleza.
Evandro Leitão foi eleito com 50,38% dos votos válidos. A apuração final revelou 716.133 votos para Leitão contra 705.295 para André Fernandes (PL), na disputa mais acirrada dos últimos 24 anos para a prefeitura da capital cearense.
Com o resultado, o PT volta a governar Fortaleza após 12 anos. A última vez em que o PT participou de um segundo turno na capital cearense foi em 2012, quando o hoje governador Elmano de Freitas foi derrotado por Roberto Cláudio (PDT), que administrou a cidade de 2013 a 2020.
Via portal GC+