A participação é gratuita para escolas públicas e privadas e a pré-inscrição é realizada via formulário disponível no site oficial da competição
Escolas da rede pública e privada podem se inscrever gratuitamente na Olimpíada Caririense de Matemática, uma competição exclusiva para estudantes do ensino fundamental II.
A primeira edição, em 2024, chegará a Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha e a abrangência territorial será expandida a cada edição, até alcançar todos os municípios do Cariri.
“A OCAM é uma iniciativa única em nossa região, realizada pelo Departamento de Matemática da URCA, em parceria com UFCA e IFCE, e apoio do CNPq, do MCTI, da AOBM e Stone. Um dos diferenciais é que a OCAM, já nessa primeira edição, compõe o quadro das olimpíadas regionais vinculadas à Olimpíada Brasileira de Matemática, o que garante vagas para seis de nossos medalhistas participarem da mais tradicional competição de Matemática do país” afirma o coordenador da OCAM, professor Flávio França.
Para participar, as escolas interessadas deverão, obrigatoriamente, fazer a pré-inscrição até o dia 5 de julho. As provas serão realizadas no dia 14 de setembro em fase única nos polos distribuídos pelos municípios participantes.
“Organizamos o cadastro de escolas em duas etapas: a primeira etapa, que é a pré-inscrição, tem como objetivo levantar o número de estudantes das escolas interessadas. Na segunda etapa, as escolas que tiverem suas pré-inscrições deferidas, enviarão os nomes de estudantes dentro do número de vagas estipulado para cada instituição. Esse limite de vagas será estabelecido para que possamos atender da melhor forma todas as escolas interessadas com o recurso que recebemos para realizar a primeira edição”, esclarece o professor.
Os alunos que se destacam podem receber medalhas de ouro, prata ou bronze. “Além das seis vagas para competir na OBM, outro grande diferencial é que todos os medalhistas serão indicados a participar, no ano consecutivo, do Programa de Iniciação Científica Junior da OCAM, com aulas presenciais na URCA Campus Crajubar, seguindo o modelo do PIC/OBMEP”, acrescenta o coordenador da OCAM. Ao participar do programa, 20 medalhistas de escolas públicas receberão quatro parcelas de R$300,00 referentes a bolsas do CNPq.
Estudantes e responsáveis interessados deverão procurar suas escolas para mais informações. Não serão aceitas inscrições individuais por aluno.
Para mais informações, acesse o site oficial ocam.mat.br ou o instagram/olimpiadacaririmatematica.
Dúvidas podem ser esclarecidas através do email ocam@ocam.mat.br