Entidade ligada ao irmão de Lula é investigada por fraudes contra aposentados

Sindicato presidido por Frei Chico, irmão de Lula, é alvo da PF por desviar bilhões de aposentados entre 2019 e 2024. Ele não foi alvo de mandado.

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, onde o sindicalista José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula, atua como diretor vice-presidente, está entre as entidades investigadas pela Polícia Federal por fraudes em descontos ilegais em benefícios de aposentados do INSS.

Segundo a PF, essas entidades desviaram cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024 por meio de descontos associativos não autorizados. Apesar de a sede do sindicato ter sido alvo de buscas, Frei Chico não foi alvo direto de mandados nesta fase da operação.

A investigação revelou que os sindicatos agiam de forma coordenada, descontando valores indevidos das aposentadorias e pensões, afetando diretamente idosos e pessoas vulneráveis. A entidade liderada por Frei Chico foi descredenciada e está proibida de atuar em nome de beneficiários da Previdência.

A operação também levou à demissão de Alessandro Stefanutto, então presidente do INSS. Até o momento, o presidente Lula não se manifestou sobre o envolvimento da entidade vinculada ao irmão no esquema criminoso.

Compartilhe: