Campanha Agosto Lilás motiva professores e estudantes a protagonizarem ações contra a violência doméstica na EEMTI Teodorico Teles de Quental
A EEMTI Teodorico Teles de Quental está realizando uma série de atividades voltadas à Violência Doméstica. O tema entrou em debate em alusão ao “Agosto Lilás”, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que tem como objetivo de intensificar e divulgar a Lei Maria da Penha, que completa 18 anos de atuação. Além disso, vai sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
Dentre as atividades realizadas pela escola está a produção de materiais didáticos pelos professores, rodas de conversa em sala de aula, produção de poemas e vídeos e o I Simpósio TEOTEQ Agosto Lilás protagonizado pelos estudantes.
O simpósio que acontece nos dias 29 e 30 de agosto conta com a participação de ativistas da causa dentre elas Alessandra Braga e Brendha Vlazack da casa de Diversidade de Gênero e a Delegada Kamila Moura da Casa da Mulher do Crato.
O professor Rodolfo Sérgio, organizador do evento reconhece a importância de discutir temáticas sociais no contexto escolar e reforça ser também a participação de professores e demais funcionários traz melhores resultados.
“Este evento é uma oportunidade para que a comunidade escolar conscientize, reflita e discuta sobre a violência contra a mulher através das atividades educativas que abordarão as diversas formas de violência de gênero, suas causas e impactos, e as maneiras pelas quais podemos combater essa realidade. Nós da Escola Teodorico Teles de Quental queremos a construção de um ambiente mais seguro e igualitário para todos” ressalta o professor.
Essas iniciativas nas instituições de ensino conscientizam estudantes contra a prática da violência doméstica e familiar desconstrói a cultura de violência em desfavor do gênero feminino, a qual é historicamente arraigada no seio social.
“Eu achei muito interessante as palestras e as atividades, pois trouxeram pra nós dados e informações sobre a violência doméstica na sociedade, e que inclusive, vai nos ajudar na nossa vida pessoal e acadêmica, já que muitos de nós queremos ingressar no ensino superior e a temática abordada é atual e extremamente relevante” afirma a estudante Mariana.
A campanha é um ato para prevenção e coibição aos atos de violência e discutir com os estudantes um tema atual e relevante para quem está às portas da Universidade e vai enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, uma vez que as atividades desenvolvidas são essenciais e motivadoras para o senso crítico e a formulação de argumentos.
CONHEÇA MAIS SOBRE: