Uma blitz educativa sobre a prevenção de queimadas, realizada na manhã desta quinta-feira, 27, marcou o encerramento da campanha “Junho Ambiental 2024”. A ação ocorreu nas proximidades do Cariri Shopping, ao lado da Avenida Padre Cícero, e foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju) e pela Fundação Escola de Educação Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto. A iniciativa teve como objetivo alertar a população sobre os cuidados necessários para evitar incêndios, especialmente durante a época junina e nos meses de seca e calor intenso que se aproximam.
A ação de hoje também contou com a parceria do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), do Grupamento Ambiental Metropolitano (GAM), do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Cariri Mudas.
Além da abordagem sobre a prevenção de queimadas, os transeuntes receberam instruções sobre a importância do combate aos maus-tratos de animais e sobre a preservação da fauna e flora. Na oportunidade, foram distribuídas mudas frutíferas e de árvores para sombreamento.
Junho Ambiental 2024:
Juventudes e Justiça Climática
O “Junho Ambiental” é uma campanha da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema) que ocorre em todo o estado, por meio de parcerias com secretarias e entidades municipais. Neste ano, o tema escolhido para a campanha foi “Juventudes e Justiça Climática”, convidando jovens e crianças a se engajarem nos debates sobre mudanças climáticas.
Em Juazeiro do Norte, ao longo deste mês, uma série de ações foi realizada para alcançar os objetivos da campanha. Especialmente nos ambientes escolares, as atividades incluíram rodas de conversa, trilhas ecológicas e urbanas, exibições de cinema ambiental, plantio de árvores e mutirões de limpeza.
Ao fazer um balanço das ações promovidas neste mês, Tânia Pinheiro, diretora da Escola Ambiental, destaca que todas foram produtivas. “Foi um trabalho muito produtivo. Nas escolas, pudemos ouvir nossas crianças e discutir com elas o tema das mudanças climáticas, enfatizando a importância de ações preventivas e o papel que cada um de nós, como cidadãos, desempenha”, disse Tânia.
No município, a solenidade de abertura do Junho Ambiental 2024 também foi marcada por uma blitz educativa, realizada na praça Padre Cícero. Este momento serviu para apresentar o tema proposto para esta edição, que, segundo Tânia, foi bem escolhido. “A presença da juventude é essencial para o debate. Os jovens precisam entender desde cedo que todos somos responsáveis e participantes do compromisso de cuidar melhor do meio ambiente, por meio da conscientização e de um consumo mais consciente. E não há melhor maneira de trabalhar isso com essa faixa etária do que através da educação ambiental”, concluiu.