Em uma cirurgia complexa e de alto risco, clínica reforça a importância da qualificação da sua equipe para atendimentos personalizados de cada paciente.
No Brasil todo não se fala em outra notícia, senão no “parto raro” realizado na região do Cariri, em que, felizmente, mãe e filha sobreviveram e passam bem. O caso ganhou repercussão no país todo devido à gestação ectópica abdominal ser considerada rara e extremamente complexa.
A Clínica Pronutrir Cariri reforça o seu compromisso com a saúde e bem-estar de cada paciente, por meio do seu atendimento personalizado e humanizado com o cirurgião oncológico, Dr Diego Santos, integrante de uma grande equipe que realizou o procedimento no Hospital São Vidente de Paulo, em Barbalha.
Dr. Diego explicou porque foi chamado para este procedimento desafiador: “A placenta se desenvolveu fora do útero, e, normalmente, quando está no útero, ela infiltra as paredes uterinas e se conecta aos vasos sanguíneos da mãe, nutrindo o bebê como se fosse um tumor. Quando o desenvolvimento ocorre fora do útero, a placenta precisa se aderir a vasos de outros órgãos, crescendo de maneira semelhante a um tumor maligno. Por isso, precisavam de um cirurgião com experiência em cirurgias complexas e multivisceral, capaz de lidar com o comprometimento de múltiplos órgãos”, explicou o cirurgião oncológico Dr. Diego Santos.
A placenta, neste caso específico, infiltrou vasos do mesocolon e mesentério, do intestino grosso e intestino delgado, respectivamente, além do ureter esquerdo, artéria ilíaca externa esquerda e a bexiga, nutrindo-se dos vasos sanguíneos desses órgãos para alimentar o bebê. A formação de Dr. Diego como cirurgião oncológico foi crucial, pois ele possui treinamento para realizar cirurgias onde tumores infiltram múltiplos órgãos, conseguindo retirar a massa tumoral e preservar a função e a vida dos pacientes.
Dr. Diego Santos é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Sociedade Internacional de Câncer Ginecológico e foi formado AC Camargo Cancer Center, o melhor serviço de oncologia do Brasil e da América Latina, que tem parceria com o MD Anderson Cancer Center, o mais renomado centro de oncologia do mundo.
“Eu já havia trabalhado em um caso complexo com o mesmo obstetra do caso, Dr. Gilmar, e a equipe entrou em contato comigo. Apesar de estar clinicamente incapacitado devido a uma otite bilateral, decidi participar, pois o risco de óbito da mãe é bebê era muito alto”, contou Dr. Diego, que se sentiu lisonjeado pelo reconhecimento de seu trabalho.
A Pronutrir Cariri, com mais de 26 anos de história, é a primeira clínica de oncologia privada do Ceará e uma das pioneiras no tratamento oncológico na região do Cariri. A clínica se destaca pela qualidade dos serviços e pela equipe multidisciplinar que inclui cirurgião oncológico, cirurgião torácico, oncologista clínico, paliativista, nutricionista oncológica, psicóloga e enfermeiro. Além de estar na vanguarda da oncologia, a Pronutrir foi a primeira a introduzir a touca inglesa, que evita a queda de cabelo em pacientes em tratamento.
Mais informações,
Assessoria de Imprensa ComMonike