Uma moradora de Juazeiro do Norte procurou o perfil Cariri Como Eu Vejo para relatar a falta de medicamentos de uso contínuo na rede pública de saúde do município (atorvastatina). Segundo a denunciante, seu esposo está há três meses sem receber a medicação necessária para o tratamento, o que tem causado preocupação com a continuidade do acompanhamento médico.
“Está com 3 meses que meu esposo não recebe sua medicação, que é de uso contínuo. Já no próximo mês será necessário renovar a receita e o laudo”, afirmou a denunciante, demonstrando indignação com a situação.
Procurada pela equipe do Cariri Como Eu Vejo, a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Juazeiro do Norte esclareceu que a medicação citada não é fornecida pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), mas sim pela Farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), localizada ao lado da CAF.
Ainda segundo a assessoria, os medicamentos distribuídos pela CEAF são de responsabilidade do Governo do Estado e/ou do Governo Federal, e não da gestão municipal.
“A medicação não é dispensada na CAF, e sim na CEAF. Todos os medicamentos fornecidos pela CEAF são enviados pelo Governo do Estado e/ou pelo Governo Federal. Portanto, não é de competência do município”, informou a ASCOM/SESAU Juazeiro.
A equipe do Cariri Como Eu Vejo tentou o contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual da Saúde para obter esclarecimentos sobre a falta do medicamento, mas até o momento não conseguimos o contato.
O espaço permanece aberto para manifestação do Governo do Estado.