A empresa Via Metro, responsável pelo transporte público municipal em Juazeiro do Norte e intermunicipal na região do Cariri, anunciou uma série de medidas que impactam diretamente os usuários do serviço. Entre as mudanças estão o reajuste da tarifa para R$ 6,23, o fim das linhas João Cabral e Horto, além da suspensão da gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos.
Em entrevista ao Cariri News, André Eskinazi, diretor regional da Via Metro, explicou que as alterações são consequência direta do fim do subsídio municipal ao transporte público, encerrado em 31 de dezembro de 2024.
Reajuste da tarifa
Segundo Eskinazi, o valor técnico da tarifa – ou seja, o custo real do transporte por passageiro – foi calculado em R$ 6,23 por decreto municipal. Até o fim de 2024, os passageiros pagavam R$ 3,00 (inteira) e R$ 1,50 (meia), com a diferença sendo coberta pela Prefeitura de Juazeiro do Norte.
Com o fim do aditivo que garantia esse subsídio, não há mais previsão legal para que o município cubra a diferença. A Via Metro informou ter protocolado, nesta segunda-feira (27), uma notificação à Prefeitura solicitando reunião e informando a aplicação da nova tarifa.
Além disso, a empresa entrou com uma ação judicial para obrigar o município a ressarcir os valores do subsídio do primeiro semestre de 2025, e também está solicitando a suspensão do contrato de concessão, alegando inviabilidade financeira para manter o serviço nas atuais condições.
Fim de duas linhas
As linhas João Cabral e Horto, que haviam sido incluídas fora do escopo original do contrato, também serão encerradas. A decisão foi tomada diante da incerteza orçamentária e da incapacidade da empresa em manter a operação deficitária sem subsídio, informou Eskinazi.
Fim da gratuidade para idosos entre 60 e 64 anos
A gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos também será suspensa. Eskinazi esclareceu que, por lei federal, o benefício é obrigatório apenas a partir dos 65 anos. A faixa de 60 a 64 anos era atendida graças a um acordo subsidiado com a Prefeitura, que agora está sem respaldo financeiro.
Futuro do transporte e apelo ao debate público
O diretor defendeu a necessidade de uma ampla discussão pública sobre o modelo de transporte da cidade, incluindo alternativas como subsídio permanente, passe livre, reestruturação do sistema e abertura de nova licitação.
“A população não pode continuar arcando sozinha com os custos de um transporte ineficiente. Sem subsídio, o sistema entra em colapso. A conta precisa ser discutida com toda a sociedade”, afirmou Eskinazi.
A Via Metro também notificou o Ministério Público, pedindo que a Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte acompanhe o caso e promova um debate com o Poder Executivo, Legislativo e sociedade civil.
Com informações de entrevista dada ao portal News Cariri.