Teleférico do Horto de Juazeiro do Norte começa a operar de forma assistida de quarta a domingo

Juazeiro do Norte

O teleférico do Horto está funcionando desde terça-feira (12) de forma assistida em Juazeiro do Norte. A população pode realizar as viagens de forma gratuita neste mês, porém o equipamento opera em horário reduzido.

É possível embarcar em um dos bondinhos de quarta-feira a domingo entre 14h e 17h. Ainda não foi definido o valor a ser cobrado dos visitantes após o período da operação assistida.

Em 28 de março, dia da inauguração do teleférico, uma queda de energia paralisou o equipamento por cerca de 40 minutos. As pessoas foram retiradas do local, que passou por uma manutenção.

O teleférico liga a Praça dos Romeiros à área onde fica a estátua de Padre Cícero, um dos símbolos do Cariri. O investimento foi da ordem de R$ 79,1 milhões.

Entre as estações Romeiros (parte inferior) e Horto (superior), os bondinhos vão percorrer uma distância de aproximadamente dois quilômetros a uma altura de 200 metros, em um tempo de 7 minutos e 30 segundos.

O equipamento completo é composto por 12 torres de sustentação, 26 cabines climatizadas e mais cinco reservas com dez lugares. Além do teleférico, a obra envolveu a urbanização do entorno com a instalação de quiosques e estacionamento.

A obra foi anunciada em 2017 pelo governador Camilo Santana (PT) e, conforme o Portal da Transparência do Governo do Estado, custou mais de R$ 70 milhões, quando consideradas a aquisição dos equipamentos e o processo de urbanização do entorno.

Esses equipamentos começaram a ser instalados em setembro do ano passado. O teleférico está localizado na colina do horto, local onde está a estátua de padre Cícero e recebe milhares de turistas e romeiros.

Foto: Reprodução / Fonte: G1 CE

Deixe o seu comentário