Morre cratense Siqueira Campos, fundador do Estado do Tocantins

Faleceu na noite desta terça-feira (4 de julho de 2023) em Palmas (TO) José Wilson Siqueira Campos, criador do estado do Tocantins. Com 94 anos, ele estava internado na UTI de uma unidade de saúde particular desde o dia 29 de junho.

- continua depois da publicidade -

------

O Sr. Tocantins, como muitos o chamavam, governou o Estado até 2014. Ele nasceu em Crato (CE) e começou a carreira política como vereador na cidade de Colinas do Tocantins, na época pertencente ao Estado de Goiás. Foi deputado federal por quatro mandatos (pelos partidos Arena, PDS e PDC) e governador do Tocantins também por quatro vezes. Sua última gestão foi de 2011 a 2014, pelo PSDB.

- publicidade -

------

Siqueira Campos ficou conhecido como o responsável pela criação do Estado do Tocantins. Em junho de 1987, quando deputado federal, foi relator da subcomissão dos estados da Assembleia Nacional Constituinte, redigiu e entregou ao deputado Ulysses Guimarães a fusão de emendas, que contava com mais de 100 mil assinaturas, solicitando a criação do Tocantins.

Na época, o território fazia parte do Goiás. Siqueira Campos chegou até mesmo a fazer greve de fome por 98 horas em favor da causa separatista. Seu nome inclusive é mencionado no hino do estado tocantinense.

Contents

Deixe o seu comentário