Instituto Assaí lança edital de apoio para pequenas organizações promotoras do esporte no Ceará

O Instituto Assaí, organização social do Assaí Atacadista, lança nesta semana o edital “Esporte e Cidadania” para apoiar pequenas organizações que ofertam a prática esportiva em comunidades vulneráveis como promoção de cidadania. O edital é a primeira etapa do projeto que irá selecionar instituições para receberem aporte financeiro e formações pedagógicas e em gestão organizacional. O projeto também prevê um acompanhamento profissional do trabalho e mentorias a partir de parceiros técnicos e especializados, entre eles a Phomenta, Líderes Esportivos e Impacta Nordeste. As inscrições já estão abertas e encerram-se dia 28 de agosto. Elas devem ser feitas no site www.institutoassai.org.br/esporte.

- continua depois da publicidade -

------

O objetivo é possibilitar que, a partir da formação e apoio financeiro, as organizações selecionadas sejam capazes de fortalecerem suas práticas e articularem novas parcerias para consolidar e manter a continuidade das atividades. Neste primeiro momento, o edital irá selecionar até 50 instituições, no total, de três localidades brasileiras: Regiões Norte, Nordeste e Região Metropolitana da cidade de São Paulo. Para se inscrever no Edital, as organizações precisam estar sediadas em cidades onde há lojas do Assaí Atacadista. No Ceará, a Companhia está presente com unidades em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu. Inicialmente, as participantes selecionadas receberão quatro meses de formação técnica e precisarão elaborar uma proposta de Plano Pedagógico de Execução (PPE). Os PPEs serão então avaliados e 15 organizações serão selecionadas para continuarem dentro do projeto, com um aporte financeiro faseado que chegará a R$ 90 mil por organização.

- publicidade -

------

“Este edital é a nossa maior iniciativa dentro do eixo de Promoção do Esporte do Instituto Assaí e estamos muito felizes com o seu lançamento e o benefício que vai trazer para as organizações selecionadas. Trata-se de uma estratégia de multiplicação de efeitos. Vamos apoiar pequenas organizações para que se fortaleçam e, desta forma, ampliem a sua capacidade de apoio às suas comunidades. É uma estratégia que entende o esporte como um caminho para desenvolver os potenciais, competências e capacidades das pessoas, promovendo a ampliação da noção de cidadania e criando possibilidades de prosperidade para a vida. Um eixo que terá cada vez mais o nosso apoio, considerando o tamanho do impacto social positivo para as pessoas que forem diretamente atendidas pelas organizações “, detalha Sandra Vicari, Diretora Executiva do Instituto Assaí.

Criado em 2022, o Instituto Assaí atua com três frentes de trabalho, sendo o apoio ao Empreendedorismo na área de alimentação e Segurança Alimentar as duas frentes adicionais. O Instituto é responsável por organizar e concentrar os investimentos sociais do Assaí Atacadista e reforçar o papel da Companhia como um agente de transformação da sociedade, especialmente nas comunidades do entorno onde estão localizadas as lojas do atacadista.

Estrutura programática

A execução do Edital conta com duas formações principais: a Formação Pedagógica e a Formação em Gestão. Em todas as etapas, as organizações selecionadas recebem capacitações e serão avaliadas pelos parceiros técnicos do Projeto a partir da entrega de atividades previamente listadas no Edital. A estrutura programática contempla uma trajetória de 28 meses de atuação, com assessoria técnica em todas as etapas. Já o aporte financeiro inicia a partir de uma primeira fase eliminatória, condicionada à apresentação de um Plano Pedagógico de Execução. Na sequência, as 15 organizações selecionadas para seguir no projeto permanecem recebendo capacitações profissionais e continuam sendo avaliadas para a continuidade dos investimentos – que pode chegar a R$ 90 mil no total.

Serviço: Edital Esporte e Cidadania

Período de inscrição: de 7 a 28 de agosto de 2023

Onde se inscrever: www.institutoassai.org.br/esporte.

Locais: No Ceará, as cidades Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu

Para mais informações: www.institutoassai.org.br/esporte

Contents

Deixe o seu comentário