Instagram volta a oferecer feed em ordem cronológica

Notícias

O Instagram ganhou um recurso que permite definir a ordem com que as postagens serão exibidas no feed. É possível manter a configuração atual, que é definida pelo algoritmo da plataforma, ou mudar para ordem cronológica reversa, em que os mais recentes aparecem primeiro.

Em testes ao menos desde janeiro, o recurso começou a ser liberado de forma oficial nesta quarta-feira (23). A novidade chegará para todos os usuários de forma gradual.

Para mudar a ordem com que as postagens são exibidas no feed, será preciso tocar sobre o logotipo do Instagram no aplicativo e escolher uma das opções disponíveis:

Página Inicial: o feed no modelo atual, em que o algoritmo do Instagram ordena posts a partir do que acredita que atrairá mais interesse e inclui recomendações de contas que os usuários não seguem;

Seguindo: o feed em ordem cronológica apenas com as contas que os usuários seguem, e sem recomendações da rede social;

Favoritos: opção em ordem cronológica com lista feita por usuários com alguns perfis, como os de parentes e amigos próximos.

A opção que usa os algoritmos do Instagram seguirá como padrão e ficará ativada sempre que o feed da rede social for aberto. A mudança no Instagram atende, ao menos parcialmente, a um pedido antigo de usuários que preferem ver postagens em ordem cronológica reversa – que era usada nos primórdios do app.

A plataforma também liberou o feed de “Favoritos”, que mostra uma lista com contas que os usuários mais gostam.

Segundo a rede social, será possível adicionar até 50 perfis na lista de favoritos. As pessoas não serão notificadas quando forem adicionadas ou removidas desse grupo. As postagens desses usuários aparecerão com uma estrela e terão mais destaque no feed padrão, ordenado pelo algoritmo.

Em seu anúncio sobre a mudança, o Instagram disse que quer dar mais controle sobre a experiência de cada pessoa no aplicativo e que decidiu manter o feed por algoritmo como padrão após pesquisas identificarem que os usuários preferem esse modelo.

“Em média, as pessoas veem mais de 90% dos posts de seus amigos em um feed classificado com algoritmos. Esse número foi inferior à metade com um feed cronológico. E como as pessoas são mais engajadas em um feed rankeado, uma publicação é vista por 50% mais seguidores do que com o feed cronológico”, disse a rede social.

Foto: Divulgação/Instagram / Fonte: G1

Deixe o seu comentário