Imagens das câmeras de segurança do Planalto mostram contato de ministro do GSI com invasores

Imagens de 22 câmeras de segurança do Palácio do Planalto, obtidas e reveladas pela CNN Brasil, foram divulgadas nesta quarta-feira 19. Pelas gravações, é possível ver o momento da entrada dos golpistas no local naquele 8 de Janeiro.

- continua depois da publicidade -

------

É possível, ainda, ver parte da atuação dos militares do Gabinete de Segurança Institucional, incluindo um contato entre o ministro general Gonçalves Dias com os invasores.

Na maior parte das imagens divulgadas, é possível ver que integrantes do GSI saem das suas salas e batem em retirada poucos minutos antes da entrada dos invasores. O contingente de segurança no local, pelas imagens, era pequeno.

Um dos militares, identificado, por enquanto, apenas como sendo um capitão do Exército responsável pela segurança do Planalto, é visto cumprimentando alguns dos manifestantes. Ele retira o crachá de identificação antes da ação. Na gravação, ele entrega garrafas de água aos manifestantes, ação repetida também por outro militar.

- publicidade -

------

Já Gonçalves Dias aparece no terceiro andar do Palácio. Em um primeiro momento ele caminha sozinho próximo ao gabinete de Lula (PT), depois tenta abrir uma porta. Mais tarde é visto na sala do presidente. Minutos depois, ele já está ao lado de alguns invasores e, de acordo com a emissora, teria apontado para uma porta que levaria até a saída do local. Outros integrantes do gabinete, ao lado do ministro, também indicam o caminho de saída aos terroristas.

O ministro e o governo federal ainda não comentaram as gravações. O GSI, por sua vez, disse, em nota, estar apurando a conduta de militares em sindicância. “Se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados”, diz a pasta. Sem citar a presença do ministro no local, o GSI afirmou, também, que a atuação dos agentes de segurança mostrada nas imagens foi, “em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar” para a chegada da tropa de choque.

Carta Capital

Contents

Deixe o seu comentário