Gisele Bündchen faz doação para preservação do soldadinho-do-araripe, pássaro exclusivo do Cariri

Notícias

A modelo Gisele Bündchen anunciou nesta quarta-feira (20 de julho de 2022) que vai realizar uma doação para ajudar na preservação do soldadinho-do-araripe, ave exclusiva do Cariri cearense que é uma das mais ameaçadas do Nordeste. Outros seis biomas brasileiros foram selecionados e receberão o aporte de R$ 150 mil para investir em ações de conservação.

A instituição escolhida para receber o aporte foi a Aquasis, responsável por desenvolver o Programa Produtor de Água no Ceará, no município de Crato, por meio do qual são repassados os recursos aos proprietários de terras para que eles conservem as matas onde existem nascentes que abastecem as pessoas.

Com a doação, o programa vai ser aprimorado, tendo como principal indicador de sucesso a recuperação do soldadinho-do-araripe e melhorias no fornecimento de água às comunidades.

“O soldadinho-do-araripe é a única ave exclusiva do estado do Ceará, habitando apenas três municípios, localizados nas encostas da Chapada do Araripe. O macho dessa espécie é conhecido localmente como levadeiro em alusão às pessoas que manejam canais de irrigação tradicionais. A fêmea é chamada de lavadeira-da-mata, pois habita os regatos no interior das florestas. Tais nomes populares refletem sua estreita relação com a água – o elemento mais raro e precioso da Caatinga”, relatou o biólogo e gerente da Reserva Oásis Araripe, Weber Andrade.

Originalmente destinado a ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, em virtude da pandemia da Covid-19, nesta segunda fase, o Luz Alliance, fundo criado por Gisele Bündchen e que trabalha em parceria com a organização Brazil Foundation, apoia organizações da sociedade civil que atuam preservação e reabilitação de ecossistemas para o bem das pessoas e da natureza.

Fonte: g1 CE

Deixe o seu comentário