Gel vaginal em teste na Suécia se mostrou eficaz como método contraceptivo

Um gel aplicado dentro da vagina é capaz de bloquear o esperma e tornar-se um eficaz método contraceptivo, com a vantagem de não ter os indesejados efeitos colaterais dos contraceptivos hormonais. O produto foi desenvolvido por pesquisadores do KTH Royal Institute of Technology, na Suécia, e se mostrou eficaz em testes em animais.

- continua depois da publicidade -

------

O gel contém quitosana, um biopolímero derivado de fungos ou cascas de caranguejo. Quando essa substância se liga a proteínas secretadas no muco cervical, isso engrossa o muco e impede que o esperma passe pelo colo do útero e entre nas trompas de falópio, onde ocorre a fertilização do óvulo.

- publicidade -

------

Em um teste realizado em ovelhas, os pesquisadores usaram um aplicador para inserir o gel na parte posterior da vagina dos animais, que são semelhantes às dos humanos. Uma hora depois, eles usaram 1 bilhão de espermatozoides para inseminar artificialmente cada uma das oito ovelhas testadas.

Os resultados mostraram que o produto formou uma barreira eficaz. O esperma conseguiu passar pelo colo do útero de apenas uma das ovelhas do estudo e mesmo assim, em baixíssima quantidade: apenas dois dos 1 bilhão de espermatozoides inseridos.

O Globo.

Contents

Deixe o seu comentário